Devolução à Natureza de uma águia-d’asa-redonda (Buteo buteo)
Hotel Vila Vita Parc – Porches
31 de Dezembro de 2015
Uma águia-d’asa-redonda foi encontrada em Estoi por um particular. O animal tinha sido vitima de abate ilegal e através de raio-x foi possível contar 10 chumbos alojados em várias partes do corpo. Um dos chumbos estava alojado no cotovelo esquerdo causando alguma falta de mobilidade nessa asa. O tratamento consistiu em administração de antibiótico e vitaminas. Posteriormente foi colocado numa câmara exterior para treinar o voo e a caça e recuperar a mobilidade na asa mais afectada.
Esta foi a última devolução à natureza de 2015, tendo sido uma libertação especial por dois motivos: foi uma recuperação bem sucedida de tiro e foi em colaboração com o Hotel Vila Vita Parc.
Este alojamento tem apoiado o RIAS em várias devoluções à natureza contribuindo com generosos donativos muito importantes para o nosso trabalho.
O buteo foi devolvido à natureza pelo director Kurt Gilling, nos jandins do hotel e na presença de cerca de 45 hospedes.
Importante:
A captura ou abate de aves, ou qualquer animal da nossa fauna, para manter em cativeiro ou para alimentação é proibida!**
Se tiver conhecimento de alguma situação denuncie ao SEPNA (GNR) mais próximo ou à Linha SOS Ambiente e Território (808 200 520).
A SPEA – Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves lançou em parceria com a ALDEIA (particularmente através dos centros de recuperação de fauna selvagem CERVAS e RIAS), A Rocha, a LPN e a Quercus, a campanha “Diga NÃO aos passarinhos na gaiola e no prato” com o objetivo de colocar na ordem do dia o tema da captura e venda ilegal de aves.
Mais informações sobre esta campanha em:
** Excepto espécies cinegéticas.