Libertação de 1 Gaivota de-asas-escuras (Larus fuscus), 1 Gaivota-de-patas-amarelas (Larus michahellis) e 1 Pato-real (Anas platyrhynchos)
18h00: Lagos (na Ribeira de Bensafrim)
Junto ao Estádio Municipal de Lagos
A primeira ave foi recolhida por se apresentar desnutrida e debilitada, a 2ª ave terá sido vítima de trauma (apresentava uma lesão na asa) e o pato-real encontrava-se também debilitado e apresentava uma pequena ferida num dedo. Foram encontrados por particulares na zona de Lagos e entregues no RIAS por elementos do SEPNA e por Vigilantes da Natureza do PNRF. O processo de recuperação consistiu em tratamento das lesões, alimentação, contacto com outras aves e treinos de voo.
Esta acção contou com a presença de elementos do SEPNA de Portimão e de alguns particulares. As gaivotas foram baptizadas de “Deco” e “Ronaldo” e o pato-real com o nome de “Brutus”.
Libertação de 1 Bufo-pequeno (Asio otus)
20h00: Sagres
Esta ave terá sido vítima de atropelamento, apresentando um traumatismo craniano. Foi recolhida perto da Praia do Belixe por um particular que a entregou numa clínica veterinária em Lagos. Aqui, o animal foi encaminhado para o RIAS através de um Vigilante da Natureza do PNRF. O processo de recuperação desta ave consistiu em tratamento do traumatismo, alimentação e treinos de voo e caça.
Esta acção decorreu na presença do senhor responsável pela recolha da ave, entre outros particulares, que devolveu o bufo à Natureza e o baptizou de “Katrina” (com K!).