Devolução à natureza de 1 flamingo (Phoenicopterus roseus)
Salinas de Faro, Faro
No início de Setembro, como foi referido aqui, deu entrada no RIAS o primeiro exemplar de flamingo. Apesar de não apresentar nenhum tipo de lesão que comprometesse o seu movimento natural, verificou-se que o animal não voava.
Deste modo o animal foi colocado numa câmara de recuperação e, após melhorar a sua condição física, foi transferido para uma câmara no exterior, onde pôde treinar o voo.
Ao verificar que o flamingo voava naturalmente, os técnicos procederam à sua libertação. De forma a ser facilmente identificado durante a sua permanência em Portugal, a ave foi marcada com tinta inerte de cor azul, que acabará por sair naturalmente com o tempo.
Sendo a primeira vez que um flamingo ingressou no RIAS, a nossa equipa técnica foi auxiliada por técnicos do Jardim Zoológico de Lisboa e do Zoo de Lourosa através da partilha de conhecimentos e experiências que permitiram a correcta manipulação e alimentação deste animal. Agradecemos de uma forma especial a todos os envolvidos neste processo! Muito obrigado!