Devolução à Natureza de 1 Águia-de-asa-redonda (Buteo buteo)
Sagres, Vila do Bispo
Sagres, Vila do Bispo
No ínicio de Agosto de 2011 deu entrada no RIAS uma águia-de-asa-redonda, após ter sido apreendida a um particular que a manteve em cativeiro ilegal durante alguns meses.
Esta ave apresentava as penas de voo partidas devido às más condições em que foi mantida. O seu processo de recuperação no RIAS consistiu em alimentação adequada enquanto se esperava a muda das penas de voo. A partir do momento em que já conseguia voar, esta ave foi sujeita a treinos de caça e voo. Foi também colocada com outras águia para socializar e re-apreender os comportomentos naturais para esta espécie.
Esta libertação foi organizada em parceira com a Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves (SPEA) e a Associação ALMARGEM e esteve inserida no programa do Festival de Observação de Aves.
Esta ave foi libertada pelo Presidente da Câmara Municipal de Vila do Bispo, Adelino Soares, e por uma das crianças presentes no Festival tendo sido baptizada de “RIAS Ponta Ruiva”, o primeiro nome em homenagem ao RIAS que comemorou o seu 2º aniversário neste dia e os últimos nomes em homenagem a uma belíssima praia do concelho de Vila do Bispo.
O festival decorreu entre 30 de Setembro e 2 de Outubro em Sagres e no qual a ALDEIA/RIAS esteve representada, dinamizando um atelier de educação ambiental “Conhecer as Aves de perto”.
Os participantes poderam ver de perto material biológico como penas de abutre-preto ou egagrópilas de coruja-das-torres ou identificar as adaptações de cada espécie para as suas diferentes dietas, entre muitos outros. Deste modo, através de uma maior interacção e dinamismo, foi possível aprender um pouco mais sobre a Conservação e Recuperação da Fauna Portuguesa.