Devolução à Natureza de um Cágado-de-carapaça-estriada (Emys orbicularis)
Quinta de Marim – Olhão
2 de Maio de 2013
Este Cágado-de-carapaça-estriada deu entrada no RIAS no dia 19 de Abril após ter sido capturado acidentalmente por um particular. O animal não apresentava nenhuma lesão no entanto foi colocado em observação de forma a vigiarmos o seu comportamento, nomeadamente a sua alimentação. Após alguns dias, verificou-se que o cágado se encontrava bem e alimentava-se sozinho sendo por isso devolvido à Natureza imediatamente. Esta acção foi realizada por uma pequena voluntária do RIAS.
Devolução à Natureza de um Noitibó-de-nuca-vermelha (Caprimulgus ruficollis)
Quinta de Marim – Olhão
3 de Maio de 2013
Este noitibó chegou ao nosso centro no dia 2 de Maio de 2013 e foi entregue pelos vigilantes do Parque Natural da Ria Formosa. Não tinha qualquer lesão e após ser comprovado que ganhou peso durante o curto internamento e que conseguia voar perfeitamente foi de imediato devolvido à Natureza.
Devolução à Natureza de uma Gaivota-d’asa-escura (Larus fuscus)
Quinta de Marim – Olhão
4 de Maio de 2013
Esta ave foi encontrada na Praia de Faro no dia 7 de Abril e entregue no RIAS por particulares. A gaivota chegou com sintomas de doença gastro-intestinal e o seu tratamento consistiu em fluidoterapia e alimentação adequada até atingir um boa condição corporal. A sua recuperação termina após alguns dias no lago exterior onde pratica o seu voo.
A libertação foi realizada pela rapariga que encontrou esta gaivota que lhe chamou “Ambrósia” no momento da devolução.