Devolução à Natureza de 1 Galeirão (Fulica atra)
Quinta de Marim – Olhão
09 de Julho de 2013
Um galeirão ingressou no RIAS debilitado/desnutrido. O animal foi encontrado no concelho de Vila Real de Santo António e foi trazido ao RIAS pelo SEPNA/GNR de Tavira. A sua recuperação consistiu na sua alimentação adequada até se encontrar bem fisicamente.
O animal foi devolvido à natureza por voluntários do RIAS e os seus familiares que os baptizaram de “Miguel”.
Devolução à Natureza de 1 Noitibó-de-nuca-vermelha (Caprimulgus ruficollis)
Moncarapacho – Olhão
09 de Julho de 2013
Um particular encontrou e entregou no RIAS um noitibó juvenil. O animal não apresentava lesões, mas foi encontrado num habitat pouco favorável para a sua espécie. A sua recuperação consistiu em alimentação até que completasse o crescimento das penas necessárias para o voo. Foi libertado por um técnico do RIAS.
Devolução à Natureza de 1 camaleão (Chamaeleo chamaeleon)
Quinta de Marim – Olhão
10 de Julho de 2013
Um camaleão foi encontrado por um colaborador do RIAS no pneu do seu carro. Para segurança do animal este foi trazido para o RIAS para se verificar se tinha lesões e para o devolver à natureza num local mais apropriado. Não tendo nenhuma lesão, o mesmo foi pouco tempo depois libertado por uma colaboradora do RIAS que o baptizou de “Salomão”.
Devolução à Natureza de 3 peneireiros-comuns (Falco tinnunculus)
Quinta de Marim – Olhão
10 de Julho de 2013
Três peneireiros-comuns ingressaram no RIAS devido a queda de ninho. Dois deles foram entregues no centro por colaboradores do Zoomarine, no concelho de Albufeira, e o outro foi encontrado em Olhão por um particular. A sua recuperação consistiu em alimentação e treino de voo.
Os animais foram libertados por familiares de uma técnica do RIAS que baptizaram os animais de “Riscas”, “Mitch” e “Félix”.
Devolução à Natureza de 4 Cegonhas-brancas (Ciconia ciconia)
Quinta de Marim – Olhão
12 de Julho de 2013
Ingressaram no RIAS quatro cegonhas-brancas que apesar de libertadas em simultâneo, chegaram em diferentes alturas.
Uma foi trazida pela GNR de Faro que a encontrou em São Brás de Alportel. O seu motivo de ingresso foi queda de ninho, mas não apresentava nenhuma lesão.
Outra das cegonhas foi também encontrada em Faro, sendo o seu motivo de ingresso no RIAS o facto de se encontrar debilitada/desnutrida.
As restantes duas foram encontradas no concelho de Silves. Uma foi encontrada pelos Bombeiros de Silves e apresentava um traumatismo no pulso esquerdo mas sem fractura. A segunda foi entregue pelo SEPNA de Silves e apresentava um pequeno trauma.
As quatro cegonhas foram libertadas por visitantes do RIAS que as apadrinharam.
Devolução à Natureza de 1 Peneireiro-comum (Falco tinnunculus)
Quinta de Marim – Olhão
13 de Julho de 2013
Um peneireiro-vulgar juvenil tinha sofrido uma queda do ninho, mas não apresentava nenhuma lesão. A sua recuperação consistiu essencialmente na alimentação adequada até concluir o crescimento das penas de voo e ensinamentos de caça e voo.
Devolução à Natureza de 1 Coruja-das-torres (Tyto alba)
Quinta de Marim – Olhão
13 de Julho de 2013
Quinta de Marim – Olhão
13 de Julho de 2013
Um particular encontrou uma coruja-das-torres em Faro e entregou-a no RIAS. O animal tinha sido vitima de atropelamento, mas não apresentava nenhuma lesão grave, assim, a sua recuperação consistiu em repouso e alimentação.
Os particulares que a encontraram fizeram gosto em participar na sua devolução à natureza.